Quais são as metas para a água nos próximos anos?

Um novo ano se inicia e predomina o sentimento de esperança e prosperidade. É a hora de fazer um balanço de 2020, ano que ficará marcado devido a pandemia do novo coronavírus e suas consequências, e traçar novas metas. Para a água o ano de 2021 se inicia com a década da ONU da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável e se estende até 2030, “a meta é mobilizar a comunidade científica, legisladores, empresas e sociedade civil para um programa de pesquisa conjunta e inovação tecnológica” (JORNAL ESTADÃO, 2020). É um marco que ajudará a promover o maior engajamento nas políticas voltadas para conservação oceânica, começamos assim um ano cheio de esperança!

pexels elianne dipp 4751260

As metas para água continuam!

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é um documento adotado por representantes de 193 Estados-membros da ONU, no qual os países comprometeram-se a adotar medidas transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável até 2030 e “sem deixar ninguém para trás” (AGENDA, 2030), é um grande desafio. 

O objetivo 6 da Agenda 2030 trata especificamente sobre Água Potável e Saneamento, e diz que a água está no cerne do desenvolvimento sustentável e das suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Além disso, os recursos hídricos e os serviços relacionados a ele sustentam os esforços de erradicação da pobreza, de crescimento econômico e da sustentabilidade ambiental (AGENDA, 2030). 

A Agenda 2030 ainda complementa que a “escassez de água afeta mais de 40% da população mundial, número que deverá subir ainda mais como resultado da mudança do clima e da gestão inadequada dos recursos naturais” e é possível superar este desafio é atender as metas através de uma ampla cooperação. Algumas das metas da Agenda 2030 são: apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água e do saneamento; até 2020, proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas úmidas, rios, aquíferos e lagos; Até 2030, aumentar substancialmente a eficiência do uso da água em todos os setores e assegurar retiradas sustentáveis e o abastecimento de água doce para enfrentar a escassez de água, e reduzir substancialmente o número de pessoas que sofrem com a escassez de água; até 2030, alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos para todos, e acabar com a defecação a céu aberto, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade; até 2030, alcançar o acesso universal e equitativo à água potável, segura e acessível para todos.

pexels tom fisk 5598665

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável já faz parte de muitos projetos ambientais, sociais e educativos e isso tende a ser ainda mais proeminente com o passar dos anos e ao se aproximar do ano limite. No que depender do Instituto Água Sustentável o ODS 6 fará parte de qualquer objetivo de seus projetos!

O ano de 2021 também terá um caminho importante para o Saneamento, uma vez que em 2020 foi aprovado o novo Marco do Saneamento, que possui metas ousadas como a meta de 99% da população com água potável em casa até dezembro de 2033; 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até dezembro de 2033; ações para diminuição do desperdício de água aproveitamento da água da chuva; estímulo de investimento privado através de licitação entre empresas públicas e privadas; fim do direito de preferência a empresas estaduais. Além disso, de acordo com o Ministério da Economia, o novo marco legal do saneamento deve alcançar mais de 700 bilhões de reais em investimentos e gerar por volta de 700 mil empregos no país nos próximos 14 anos (Senado; G1 - Política).

O que tudo indica é que o ano de 2021 será um ano de muito trabalho para alcançar diversos objetivos para o setor de água, espera-se que seja um ano de prosperidade e de superação de desafios para o setor hídrico porque o mundo precisa de água!

Referências: 

AGENDA, 2030

G1 - POLÍTICA 

JORNAL ESTADÃO, 2020

SENADO

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.