Como economizar água? Saiba se você é um poupador!

A atual pandemia do novo coronavírus abriu nossos olhos para uma triste realidade. Sabemos que lavar as mãos com água e sabão é uma das melhores medidas para o combate da COVID-19, porém 40% da humanidade não pode lavar as mãos para impedir a propagação de doenças e, nos países em desenvolvimento, 75% das famílias ainda não têm acesso a água potável para lavar as mãos adequadamente (PÉREZ, 2020 – SMART WATER MAGAZINE).

Além disso, a Unicef nos trouxe um dado impactante: 2 em cada 5 pessoas em todo o mundo não têm instalações básicas com água e sabão para lavar as mãos, e este número equivale a cerca de 3 bilhões de pessoas, concentradas principalmente em países menos desenvolvidos (CARTA CAPITAL, 2020; OLIVEIRA & SOLDERA, 2020). 

agua

Outro dado significante, apresentado por Oliveira & Soldera (2020) na Revista Águas do Brasil é que “pessoas lavando as mãos repetidamente durante a crise do coronavírus estão usando, em média, 24 litros extras de água por dia e o aumento da atividade de lavar as mãos e ficar em casa levou a um aumento de 20% no uso doméstico de água”.  

Diante deste cenário, poupar água torna-se essencial! Assim, trouxemos algumas dicas sobre como fazer um uso racional e mais sustentável da água. No final você poderá fazer o QUIZ do Professor Água e descobrir se você é um poupador, moderado ou gastão.

  • Feche a torneira do chuveiro enquanto estiver se ensaboando.
  • Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada. A economia é de 12 litros em casas e 80 litros em apartamentos.
  • Ensine as crianças a usarem a descarga corretamente.
  • Envolva as crianças com histórias infantis, canções e desenhos que estimulem o uso consciente da água. O Professor Água tem excelente dicas, acesse o site para conferir: www.professoragua.org.br

Capa Professor Água Site

  • Cuidado com os vazamentos! Você sabia que por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano? A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em um só ciclo da máquina de lavar.
  • Ensine o ciclo da água através de desenhos, vídeos, brincadeiras ou jogos. Assim a criança pode entender com mais facilidade o que acontece quando a água acaba. Bebendo com os Dinossauros é um vídeo curto e educativo, explica que toda a água da Terra é a mesma desde o seu início!

 

  • Use a descarga com consciência. Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. 
  • Lave a roupa com menos frequência e mais atenção, pois o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Assim, deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez.
  • Faça reuso de água. Para os pais com bebês, uma boa dica é reutilizar a água usada na banheira na hora do banho para lavar o quintal, por exemplo. Outra dica é utilizar a água da máquina de lavar para lavar o quintal ou de cozimento de vegetais para aguar as plantas.

2 3

 

Viu quanta coisa você pode fazer para economizar e fazer o melhor uso da água? A sua pequena ação pode fazer grande diferença. Lembre-se sempre: o mundo precisa de água!

Fontes:

SMART WATER MAGAZINE, 2020: 

https://smartwatermagazine.com/sites/default/files/monthly-download/swm-monthly-1.pdf.

CARTA CAPITAL, 2020:

https://www.cartacapital.com.br/saude/coronavirus-40-da-populacao-mundial-nao-tem-como-lavar-as-maos/

OLIVERA & SOLDERA (2020): https://aguasdobrasil.org/revista-aguas-do-brasil-27/

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos.
2021 © Todos os direitos reservados. Versão web 3.2.