Os maiores e mais importantes eventos sobre água no mundo

Água está presente no nosso dia-a-dia, nas atividades mais básicas como tomar banho, fazer a limpeza da casa, como também nas atividades mais complexas, como fabricar um produto, irrigar uma grande área, produzir energia. É um tema que requer muita discussão, pois a quantidade de água disponível e de qualidade é cada vez mais impactada por nossas ações. Estas discussões devem envolver o poder público, o setor privado, o meio acadêmico e científico e também a sociedade civil.

Um dos melhores caminhos para debater questões relacionadas a água e expor a sua opinião e preocupação são através dos eventos sobre água. 

Vamos ver alguns eventos sobre o tema?

  • Conferência de Mar del Plata em 1977: foi o primeiro evento multilateral genuinamente global a considerar, sob os auspícios das Nações Unidas, a problemática da água. De acordo com Vargas (2000) foi a partir dos anos de 1970 que a água passou a constar como um dos capítulos de destaque da agenda internacional. Além disso, segundo o autor o Plano de Ação adotado deu a visibilidade para conexão intrínseca entre projetos de desenvolvimento de recursos hídricos e suas significativas repercussões físicas, químicas, biológicas, sanitárias e socioeconômicas. Além disso declarou que a Década de 1980 seria a "Década Internacional do Fornecimento da Água Potável e do Saneamento", a qual “todos os povos, quaisquer que sejam seu estágio de desenvolvimento e suas condições sociais e econômicas, têm direito ao acesso à água potável em quantidade e qualidade à altura de suas necessidades básicas" (VARGAS, 2000, P. 178).
  • World Water Week e Brazil Water Week: com 29 anos a World Water Week (Semana Mundial da Água) se tornou o movimento mais influente, inovador e dinâmico do mundo, focado na transformação dos desafios globais da água. É organizada pelo Stockholm International Water Institute (SIWI) e acontece anualmente em Estocolmo, na Suécia e tem sido o ponto focal para questões globais de água desde 1991. O Brazil Water Week (Semana Mundial da Água do Brasil) está em sua segunda edição, no ano de 2019 foi realizado na cidade do Rio de Janeiro e no ano de 2020 será realizado em São Paulo, nos dias 26 a 30 de outubro, e reunirá profissionais, especialistas, empresas do Brasil e outros países e envolverá também a comunidade acadêmica, especialistas e organizações internacionais para discutir a água em sua concepção mais ampla, abordando desafios, políticas públicas e soluções e tecnologias existentes no Brasil e em todo o mundo, com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU: água e esgoto para todos até 2030 (WORLD WATER WEEK, 2020BRAZIL WATER WEEK, 2020).
  • EXPO ÁGUA: A Associação Colombiana de Engenharia Sanitária e Ambiental (ACODAL), capítulo colombiano da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS), promoveu o Congresso Internacional Virtual de Água, Saneamento, Meio Ambiente e Energias Renováveis – EXPO ÁGUA 2020, evento que está em sua 63º edição. O evento abordou questões relacionadas aos desafios nacionais e globais nas áreas de água, saneamento, meio ambiente, energia renovável, gestão de resíduos e a institucionalidade desses setores (AESABESP, 2020).
  • Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos: promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) o Simpósio está na sua 23ª edição e proporciona um ambiente para compartilhamento e discussão de temas relevantes da área, por intermédio de profissionais, área acadêmica e sociedade. No ano de 2019 o XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos foi realizado na cidade de Foz do Igauçu, com o tema central ÁGUA CONECTA. Água conecta pessoas e organizações; água conecta culturas e povos; água conecta ciência, tecnologia e inovação; água conecta conhecimento e mercado; água conecta saúde pública, saúde ambiental, qualidade de vida; água conecta energia, agronegócio, transporte hidroviário, indústria, infraestrutura; água conecta governos, sociedade e governança (ABRHIDRO, 2019). 
  • Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas (CABAS): está na sua 21ª edição e é realizado a cada 2 anos. O evento tem como objetivo trocar experiências e apresentar novas tecnologias para a extração de água subterrâneas. Reúne diversas empresas públicas e privadas, além de fomentar o lado acadêmico com apresentação de estudos significativos para a gestão e aproveitamento das águas subterrâneas. No ano de 2021 o CABAS será realizado em conjunto com o Congresso Mundial de Águas Subterrâneas (IAH Congress).
  • IAH Congress: é o Congresso Mundial de Águas Subterrâneas e está na sua 47º edição, que será realizada na cidade de São Paulo em agosto de 2021. O evento é fruto da junção dos eventos da Associação Internacional de Hidrogeólogos (IAH), a Associação Latino-Americana de Águas Subterrâneas (ALHSUD) e a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), a saber, 47th IAH Brazil Congress, XV Congresso Latinoamericano de Hidrogeologia, XXI Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, XXII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e Feira Nacional da Água, tem por objetivo criar e engajar a maior comunidade de águas subterrâneas do mundo, comprovar as vantagens de sua utilização a todos os setores usuários, apresentar os produtos e os serviços de nossa cadeia produtiva, além da promoção do conhecimento e aumentar o networking. Até a data do evento serão realizados eventos online de curta duração e estes abordam diversos temas relacionados a água subterrânea, acesse e inscreva-se: https://iah2021brazil.org (IAH 2021 BRAZIL, 2020).
  • Fórum Mundial da Água: é o maior evento sobre água do mundo. Ele é realizado pelo Conselho Mundial da Água a cada 3 anos no país e cidade escolhida pelo conselho. Em 2018 o fórum foi realizado no Brasil e reuniu 97 mil pessoas, tornando-se o maior da história do evento. O evento tem como objetivo "promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra" (8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA, 2018). Rodrigo Cordeiro, diretor de operações do 8º Fórum Mundial da Água, é o nosso entrevistado do programa Porque o Mundo Precisa de Água nesta sexta-feira. Inscreva-se no nossos Canal do Youtube para assistir a entrevista, clique AQUI.

Além dos eventos descritos há muitos outros ao redor do mundo e na semana da Água, 22 de março, os debates se intensificam e os eventos são muitos. Porém, não vamos deixar para debater um tema tão importante só em uma semana do ano, a água deve ser prioridade, concorda? A democratização e acessibilidade do conhecimento é necessária para uma sociedade mais engajada com o tema água, a água é um tema que deve ser de interesse mundial e em todos os setores da sociedade. O mundo precisa de água!

Siga nossas redes para aprender sobre o universo da água um pouquinho por dia:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  ( Para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

Fontes: 

ABRHIDRO, 2019

AESABESP, 2020

IAH 2021 BRAZIL, 2020

VARGAS, 2000

WORLD WATER WEEK, 2020

BRAZIL WATER WEEK, 2020

8º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.