Skip to main content
Foto de Muffin Creatives: https://www.pexels.com/pt-br/foto/ondas-do-oceano-1646311/

Década da Ciência Oceânica - O que foi feito no Brasil até agora?

No ano de 2021 até 2030 foi instituída a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, que tem foco no ODS 14 (Proteger a vida marinha) e em outros objetivos que estejam correlacionados (DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA BRASIL). Foi um resultado que começou com uma discussão em 2016, quando as Nações Unidas chegaram à conclusão que era urgente gerenciar com sustentabilidade as atividades oceânicas (DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA BRASIL). 

“A principal motivação para a Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável é unir esforços de todos os setores relacionados ao mar para reverter o ciclo de declínio na saúde do oceano e criar melhores condições para concretizarmos o desenvolvimento sustentável. Para isso, estratégias de adaptação e decisões políticas baseadas na ciência são fundamentais. A Década é um processo inclusivo, participativo e global, que respeita as realidades locais para a construção de um futuro sustentável” (DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA BRASIL).

O que foi feito no Brasil até agora?

Algumas iniciativas já estão sendo realizadas, uma delas é o Plano Nacional de Implementação da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável que é um instrumento de planejamento nacional elaborado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) com a participação do Comitê de Assessoramento à Gestão da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (Portaria MCTI no 4.534 de 8 de março de 2021). “Este Plano é parte do Programa Ciência no Mar do MCTI (Portaria no 4.719 de 5 de maio de 2021) que tem por intuito promover a gestão do conhecimento para o uso e exploração sustentável dos recursos do mar e alinha as ações nacionais à agenda global da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, popularmente conhecida como Década do Oceano” (PLANO NACIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL).

O Programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) chamado Ciência no Mar também é uma iniciativa em prol da Década da Ciência Oceânica. O programa possui um portal que reúne informações sobre pesquisas em desenvolvimento e seus resultados e outros tipos de documentação oficial (http://ciencianomar.mctic.gov.br).

Dentre os benefícios esperados pelo Programa, têm-se: (a) aumento da resiliência do Oceano Atlântico; (b) maior conhecimento e usufruto sobre os serviços ecossistêmicos que o Oceano provê; (c) aumento da produção científica em todos os campos das Ciências do Mar e afins; (d) melhor capacidade de resposta e gestão de desastres no Oceano Atlântico para o Setor Público e a Sociedade; (e) maior destaque para a ciência nacional sobre o Oceano Atlântico; (f) retroalimentação das evidências científicas para melhoria de políticas públicas; (g) otimização da infraestrutura e gestão da pesquisa; (h) Sociedade ativamente participante na produção do conhecimento sobre o mar, por meio da ciência cidadã, e consciente da importância do oceano em todos os aspectos da vida no Planeta; (i) inserção do Brasil no desenvolvimento preconizado pelos princípios da Economia Azul. O coordenador do Ciência do Mar, Professor Ronaldo Christofoletti, deu mais detalhes no programa de entrevistas Porque O Mundo Precisa de Água.

Outro projeto super bacana e que vem ajudando a preservar a vida marinha, em especial os corais, é o Projeto Coral Vivo (https://coralvivo.org.br). O projeto atua para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de corais por meio dos eixos temáticos: pesquisa, educação, formulação e acompanhamento de políticas públicas, comunicação e sensibilização da sociedade, incluindo ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Como mencionou Miguel Mies no Programa Porque O Mundo Precisa de Água, “enquanto as pessoas não souberem o que é um coral, elas nunca vão saber o porquê ele é importante”, os recifes de corais são essenciais para economia mundial e é importante saber disso e conservá-los! 

 A Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável está no início ainda e há muita coisa a se fazer para que os objetivos sejam alcançados, não será tarefa fácil, mas se cada pessoa fizer um pouquinho no final teremos uma grande conquista

O IAS preparou conteúdos exclusivos sobre práticas que põem em risco o futuro da qualidade da água dos oceanos e mares, e consequentemente, da vida no planeta. Confira: https://materiais.aguasustentavel.org.br/mes-da-agua-do-professor-agua-oceanos

Siga nossas redes sociais para continuar aprendendo sobre os assuntos mais relevantes relacionados à água e meio ambiente: 

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Fonte:

DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA BRASIL: 

http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/sobre-a-decada/

PLANO NACIONAL DE IMPLEMENTAÇÃO DA DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL:

http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/Plano-Nacional-de-Implementação-da-Década-da-Ciência-Oceânica-links.pdf

Porque O Mundo Precisa de Água: https://youtu.be/9s8NQ8izBbk

Porque O Mundo Precisa de Água: https://youtu.be/ZKewxx9niII

oceanos