Skip to main content
Imagem de Carola68 Die Welt ist bunt...... por Pixabay

Estresse hídrico: o que é e quais as consequências?

A água doce é um recurso abundante, porém não se distribui igualmente em todas as regiões do globo, mesmo o Brasil que detém de 12% da água doce do mundo a sua distribuição é desigual e isso causa diversos problemas para a população. 

O uso intenso e não sustentável da água é realizado na agricultura, pecuária, indústrias e mesmo no uso doméstico, além disso, a poluição e contaminação de rios, lagos e aquíferos tem sido um dos maiores desafios para gestores. A crise hídrica é uma constante nas mídias e vivenciada por cada vez mais pessoas. Somado a tudo isso há ainda as perdas de água tratada na distribuição que no Brasil é de 37% (GAZETA DO POVO, 2022).

Todos esses aspectos contribuem para o estresse hídrico: “quando a demanda por água de um número de habitantes e o consumo médio por habitante supera a oferta, ou seja, a quantidade e a capacidade de distribuição de água existente, uma determinada cidade ou região, está caracterizada uma situação de estresse hídrico” (O ECO, 2013).

1_1.png

Fonte: Canva

Segundo O Eco (2013), o estresse hídrico não está associado apenas à escassez de água, mas também a falta de saneamento básico ou saneamento básico precário, muitos mananciais estão gravemente poluídos o que influi no saneamento. A falta de uma política pública de saneamento básico também é outro fator que contribui para vulnerabilidade das populações mais carentes. 

O acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente e ao saneamento adequado são direitos da população e diz respeito à dignidade humana: da segurança alimentar e energética à saúde humana e ambiental (AGENDA 2030).

A falta de água é uma realidade!

Segundo a Organização das Nações Unidas, cerca de 2,2 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável, e isto equivale a 30% da população mundial. Até 2050 é previsto que uma em cada quatro pessoas será afetada pela carência de água (PNUD BRASIL).

“A falta de água na Índia levou muitos agricultores à angústia e alguns até mesmo ao suicídio. Na Índia, em média, 46 agricultores cometem suicídio todos os dias, ou seja, quase um a cada meia hora. Nos últimos vinte anos, 2.035 agricultores pararam de cultivar todos os dias” (INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2021a).

A Pesquisa do MapBiomas (2021) mostrou que o Brasil perdeu mais de 15% de sua superfície hídrica em 36 anos, isso é o equivalente ao Estado de Alagoas, sendo que o Mato Grosso do Sul e a Amazônia foram os mais afetados. 

De acordo com Marengo (2008) “grande parte dos países menos desenvolvidos já enfrenta períodos incertos e irregulares de chuvas, e as previsões para o futuro indicam que as mudanças climáticas vão tornar a oferta de água cada vez menos previsível e confiável”.

2_1.png

Fonte: Canva

O que nós como cidadãos podemos fazer para evitar uma catástrofe relacionada à água e evitar o estresse hídrico? (INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2021b; UNITED NATIONS)

  • No dia a dia: economizar eletricidade desligando aparelhos quando não estiverem em uso; apagar as luzes quando não são necessárias; dar preferência por extratos bancários digitais e pagamentos de contas online; exercer seu poder de fala, pedir às autoridades locais e nacionais para criar políticas públicas em prol do meio ambiente; comprar produtos de empresas que priorizem a produção sustentável.

3.png

Fonte: Canva

  • Em casa: deixe as roupas secarem naturalmente; deixe a roupa acumular para lavar na máquina de lavar; tome banhos curtos; faça compostagem de restos de comida; compre produtos que tenham pouca embalagem; opte por uso de lâmpadas com baixo consumo de energia.

4_1.png

Fonte: Canva

  • Na vizinhança: apoiar empresas de bairro mantém as pessoas empregadas e ajuda a evitar que os caminhões percorram longas distâncias; ande de bicicleta, caminhe ou use o transporte público; use a sua garrafa de água; leve a sua própria sacola quando fizer compras; doe o que você não usa.

5_1.png

Fonte: Canva

  • No trabalho: passe o conhecimento para as outras pessoas, fale sobre água; use a sua voz para falar sobre a falta de banheiros em muitas comunidades ao redor do mundo; ande de bicicleta, caminhe ou use o transporte público para o trabalho; organize eventos sobre o meio ambiente e a água, use o seu poder para falar de ações sustentáveis que podem mudar o planeta; atualize-se.

6_1.png

Fonte: Canva

O mundo precisa de água!

Referências:

AGENDA 2030

GAZETA DO POVO, 2022

INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2021a

INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2021b

MAPBIOMAS, 2021

MARENGO, 2008

O ECO, 2013

PNUD BRASIL

UNITED NATIONS