Skip to main content
Foto de Feri & Tasos na Unsplash

Plantas deslumbrantes e criaturas marinhas no fundo do oceano

Conhecemos muito pouco do fundo dos oceanos, talvez você já tenha ouvido que conhecemos mais sobre o espaço do que sobre os oceanos, e é verdade!
“Estima-se que, hoje, mais de 80% dos oceanos ainda permanecem inexplorados. Em parte, porque é uma área muito extensa — aproximadamente 71% da superfície da Terra é coberta por água e desse tanto, cerca de 97% é água salgada —, mas também porque ainda não desenvolvemos tecnologias verdadeiramente capazes de enfrentar altas pressões a mais de 11 quilômetros de profundidade” (CANAL TECH, 2021).

Blog1 1

Fonte: Canva

Há nos oceanos uma imensidão de formas e cores que chamam atenção, as plantas subaquáticas e a vida marinha estão repletas de características fascinantes, como tentáculos, bioluminescência, pele gelatinosa e conchas ornamentais, sendo que o cenário aquático pode parecer tão escuro e celestial quanto o céu à noite ou tão brilhante e caleidoscópico quanto um jardim de flores (TREEHUGGER, 2022).

Vamos conferir algumas dessas belezas deslumbrantes e curiosas?

Criaturas abissais: lendas e mitos sobre monstros marítimos vivendo no fundo do mar existem desde a Antiguidade, entretanto, com a chegada da tecnologia foi possível que biólogos marinhos encontrassem espécies cujos registros datam do início do século. Um exemplo é a lula do gênero Magnapinna, com oito metros de comprimento e registro em setembro de 1988 na costa do Brasil (SEGREDOS DO MUNDO).

Anêmona de plumas brancas: há mais de 1.200 espécies de anêmonas-do-mar no oceano, e a anêmona de plumas brancas está entre as mais cativantes por causa de sua estranha aparência de florete de couve-flor. Esta planta pode crescer até um metro de altura e prospera em águas frias do Alasca a San Diego. Os tentáculos são a principal ferramenta da anêmona para picar e capturar presas (TREEHUGGER, 2022).

Blog2_1.png

Fonte: Canva

Chicote do Mar Vermelho: este coral mole pertence à ordem Alcyonacea e à família Ellisellidae. Cada ramo do chicote do mar contém incontáveis pólipos de coral (pequenos tubos com tentáculos) que coletam comida. Localizados principalmente em águas rasas nos trópicos e subtrópicos, esses corais são encontrados em todo o mundo (TREEHUGGER, 2022).

Peixe-palhaço: apenas um tipo de peixe é imune às picadas da anêmona e, este é o “Nemo”, ou seja, o peixe-palhaço que possui cores maravilhosas. O processo simbiótico entre os dois é altamente evoluído e envolve o peixe-palhaço desenvolvendo uma espessa camada de muco para protegê-lo da poderosa picada da anêmona (TREEHUGGER, 2022).

Blog3_1.pngFonte: Canva

Coral Cerebral Aberto: conhecido cientificamente como Trachyphyllia, exibe um padrão de crescimento flabelo-meandróide no qual vales ondulados e paredes carnudas são visíveis em seu exterior. Um tipo de coral duro, o coral cérebro aberto está quase ameaçado devido à redução do habitat dos recifes de coral e à colheita para aquários. É encontrado nas águas quentes e rasas do Indo-Pacífico (TREEHUGGER, 2022).

Estrela do mar real: recebe esse nome por causa de sua decadente cor roxa e dourada. A espécie de cores vivas é encontrada ao longo da costa leste da América do Norte, principalmente no Sudeste. Embora possa viver em profundidades de até 700 pés, ela geralmente fica em torno de 70 a 100 pés de profundidade, onde há muitos moluscos para comer (TREEHUGGER, 2022).

Blog4_1.jpeg

Fonte: Canva

Polvo Dumbo: é na verdade um nome para um grupo de polvos guarda-chuva do fundo do mar, todos com barbatanas que lembram as orelhas do elefante Dumbo. De todas as espécies de polvos, os polvos Dumbo habitam as profundezas, sendo encontrados a até 4.000 metros de profundidade e alguns podem chegar a 1,80 metro (TREEHUGGER, 2022b).

Polvo Gigante do Pacífico: é a maior espécie do mundo, medindo até 4,5 metros de comprimento. Também é conhecido por sua capacidade de mudar de cor, ele pode se misturar com o ambiente ou usar seus poderes de mudança de sombra para afastar ameaças (TREEHUGGER, 2022b).

Tubarão frade: comprimento total de 12,27 metros, é o segundo maior peixe do oceano moderno. O tubarão-frade é frequentemente visto com seu enorme focinho bem aberto perto da superfície da água. Se alimentam de plâncton, ovas de peixe e larvas (TREEHUGGER, 2022c).

Blog5.png

Fonte: Canva

Há tantas coisas para ainda serem descobertas no fundo dos oceanos e com certeza há muitas maravilhas escondidas! 

Fonte:

CANAL TECH, 2021

SEGREDOS DO MUNDO

TREEHUGGER, 2022

TREEHUGGER, 2022b

TREEHUGGER, 2022c