Skip to main content
Imagem de Colin Behrens por Pixabay

Água e Ciência: 5 curiosidades que permitem a vida na Terra!

A Terra é o único planeta com vida humana e isto deve-se ao fato de possuir um recurso importante em forma líquida e que sustenta toda a forma de vida: a Água! Este é um fato conhecido por todos, certo? A água sustenta nossas necessidades básicas e também é utilizada, de maneira direta e indireta, nas mais variadas atividades humanas, como na produção de bens e serviços no setor industrial e nas atividades agrícolas e agropecuárias. Além de estar presente na estrutura corporal, o corpo humano é constituído de 70% de água. Apresentamos aqui algumas curiosidades interessantes sobre vida na Terra e água, esta que exerce papel primordial para isso!

1) Planeta Água ou Planeta Azul

Mais de 70% da superfície da Terra está coberta por água. Embora sua distribuição não seja uniforme e muitos lugares sofram com a escassez hídrica ou mesmo devido à má qualidade da água disponível, ainda continuamos a ser o Planeta Água e para que todos possam usar a água disponível e com boa qualidade deve-se sempre priorizar a sua conservação.

2) A água é um solvente universal 

Esse elemento tem capacidade de dissolver uma variedade de substâncias no estado líquido, sólido e gasoso e isso devido a sua polaridade. Essa característica faz com que a água desempenhe um importante papel no funcionamento do corpo humano, uma vez que ela é capaz de dissolver minerais, vitaminas, aminoácidos, proteínas, carboidratos, entre outras moléculas, deixando-as disponíveis para a célula. Ao dissolver as mais variadas substâncias, a água também proporciona um ambiente satisfatório para que as reações químicas aconteçam. 

3) Hidrólises e síntese por desidratação

A água é utilizada em diversas reações químicas das células de organismos vivos e na hidrólise a molécula de água é quebrada e seus átomos de hidrogênio e oxigênio são adicionados a outras substâncias, sendo que as reações de digestão de proteínas que ocorrem em nosso tubo digestório são hidrólises sucessivas (UOL EDUCAÇÃO). Existem também reações de síntese por desidratação: moléculas de água são formadas a partir da união de outras moléculas e isto ocorre no citosol das células glandulares da parede interna do estômago, quando são formadas enzimas digestivas para a degradação dos alimentos ingeridos por nós (UOL EDUCAÇÃO).

4) O planeta recicla carbono

Substância necessária à vida, o dióxido de carbono é um dos diversos gases com efeito de estufa que retêm o calor e mantêm a superfície hospitaleira para a vida (NATIONAL GEOGRAPHIC). As superfícies de Vênus e Marte mantém o carbono retido na atmosfera e nas rochas, e durante milhões de anos, o planeta Terra circulou este elemento vital através da sua atmosfera, solo e oceanos através da ação das placas tectónicas (NATIONAL GEOGRAPHIC).

5) Planetas gigantes que nos protegem à distância

A gravidade forte de Júpiter enviou asteroides ricos em água em direção à Terra primitiva e hoje em dia o planeta gigante dilui a cintura de asteroides, protegendo a Terra de colisões que poderiam desencadear a sua extinção (NATIONAL GEOGRAPHIC). 

Você sabia de todas essas funções da água? Se esse artigo te ensinou algo, compartilhe e vamos espalhar educação ambiental por aí!

Água Sustentável: porque o mundo precisa de água.

Referências:

NATIONAL GEOGRAPHIC

UOL EDUCAÇÃO

Siga-nos nas redes sociais para continuar aprendendo:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube