Pegada Hídrica

footprints transparent human 3A água doce é um recurso global, e seu uso aumenta à medida que o crescimento das relações de comércio e o consumo de bens e serviços que necessitam de grande quantidade de água para serem produzidos também aumenta (SOLDERA, 2017). Assim, conhecer o uso da água no processo de produção pode auxiliar no entendimento do caráter global da água doce e na compreensão dos efeitos do consumo e comércio sobre o recurso hídrico (CHAPAGAIN & HOEKSTRA, 2008). 

Esta discussão ganhou um maior destaque após a introdução do conceito denominado Pegada Hídrica (Water Footprint), introduzido por Hoekstra em 2003. A Pegada Hídrica é uma metodologia para se mensurar a quantidade de água utilizada por pessoas, produtos, cidades e países. É o volume de água utilizado e poluído em todo o processo de produção dos mais variados produtos. 

A sua quantificação da Pegada Hídrica busca avaliar como as atividades humanas ou produtos específicos se relacionam com questões de escassez e contaminação da água, e também analisar como as atividades e produtos podem se tornar mais sustentáveis (HOEKSTRA, 2003).

Captura de Tela 2020 07 06 às 14.07.23

 

A avaliação da Pegada Hídrica irá depender do objetivo que se deseja atingir, por exemplo, o foco de interesse pode ser contabilizar a Pegada Hídrica de um país, uma bacia hidrográfica ou um estado, o interesse também pode ser determinar a Pegada Hídrica de uma empresa ou de um produto específico. Por exemplo, para produção de uma xícara de café são necessários 130 litros de água; para esta quantificação é necessário considerar toda água utilizada, desde o plantio até o processo de produção do grão ou o pó. Já para produção de 1 Kg de carne bovina são necessários 15.415 litros de água; isto inclui a água envolvida no processo de criação do gado, desde a sua alimentação como também manutenção de serviços de higiene e cuidados, e posteriormente no processo de abate e processamento da carne até o mercado consumidor. Para produção de uma barra de chocolate de 100g são necessários 1700 litros de água (WATER FOOTPRINT NETWORK, 2016).

imagem 1 copy4

Os valores das Pegadas Hídricas podem variar dependendo das características do local analisado. Além disso, a Pegada Hídrica subdivide-se em três classes, a pegada hídrica azul ou água azul, que corresponde às águas superficiais e subterrâneas utilizadas em toda a cadeia de produção de produtos; pegada hídrica verde ou água verde é a água de chuva armazenada no solo, que não infiltra para os aquíferos e não escoa para o recurso hídrico superficial, mas está disponível para o desenvolvimento das plantas; e a pegada hídrica cinza ou água cinza, definida como o volume de água doce que é necessário para assimilar as cargas de poluentes até padrões de qualidade de água definidos pela legislação ambiental (HOEKSTRA et al., 2009). 

A divisão nestas três classes pode auxiliar no entendimento mais detalhado de como é realizado o consumo de água para o desenvolvimento das mais variadas atividades humanas e também a poluição do manancial hídrico.

Saiba mais acessando nosso webinar sobre pegada hídrica: Assista aqui.

Para conteúdos rápidos e divertidos, siga as redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos. 2020 © Todos os direitos reservados.