Biodiversidade marinha: como preservar os animais que vivem debaixo d’água!
O oceano é o lar de quase 95% dos seres vivos, por isso, entender melhor a biodiversidade marinha é importante para a conscientização ambiental e preservação do equilíbrio do planeta. E nunca foi tão importante olhar para este ecossistema como agora.
Os oceanos precisam da ajuda da Humanidade, e a UNESCO é clara sobre o assunto. Segundo a instituição, se não houver mudanças significativas, em 2100 mais de metade das espécies marinhas mundiais estarão à beira da extinção.
Um estudo de mamíferos marinhos, aves, répteis e peixes conduzido pela WWF mostra que essas populações foram reduzidas à metade nas últimas quatro décadas, com algumas populações de peixes disponíveis para consumo apresentando declínio de até 75%. As informações dão conta de que este é um problema de todas as nações do mundo, com destaque especial para os países em desenvolvimento.
Um dos materiais que, se descartados de forma incorreta, mais impactam a vida marinha é o plástico. Os animais frequentemente se sufocam com o lixo flutuante e muitos ingerem esses resíduos, confundindo-os com alimentos. Veja outras influências do lixo nos oceanos: CLIQUE AQUI
O aumento das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) é outro fator que impacta diretamente nos mares e oceanos, pois pode causar a acidificação (aumento do gás carbônico atmosférico, que se dissolve na água, alterando o seu equilíbrio químico), menor concentração de oxigênio na água e deixam os oceanos mais quentes. Saiba mais sobre como as mudanças climáticas afetam o oceano: CLIQUE AQUI
Mas afinal, o que podemos fazer para proteger a biodiversidade marinha? Confira algumas dicas!
1- Jogue máscaras, lenços e luvas no lixo
Bilhões de máscaras e luvas estão sendo produzidas e usadas durante a pandemia. Esses itens devem ser descartados em uma lixeira apropriada, e não no chão ou nas praias.
2- Não jogue bitucas de cigarro no chão
Cerca de 4,3 bilhões de bitucas de cigarro são jogadas no chão todos os anos e 40% delas acabam nos oceanos. Contendo mais de 100 substâncias prejudiciais, elas contaminam o solo e vias aquáticas.
3- Use garrafas de água e recipientes reutilizáveis
Sempre que possível utilize materiais que possam ser lavados e reutilizados. E quando precisar usar itens de plásticos como (garrafas, canudos etc.), jogue-os em uma lixeira apropriada.
4- Seja consciente quando for às compras
Roupas contendo fibras sintéticas e algumas pastas de dente, cosméticos, xampus e outros produtos contêm microplásticos, uma das maiores ameaças à vida marinha. Ao não comprar esses itens, você ajuda a reduzir a quantidade despejada no mar.
5- Reduza sua pegada ecológica e o consumo de energia
Deixe o carro em casa, sempre que possível, para reduzir os efeitos das alterações climáticas nos oceanos, e tome consciência do seu consumo energético tanto em casa, como no trabalho. Outra dica é substituir as tradicionais lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas.
6- Consuma menos plásticos
Os plásticos contribuem para destruir os habitats, enredam e matam, anualmente, dezenas de milhares de criaturas marinhas. Para limitar o seu impacto, leve consigo um saco de pano ou outro reutilizável, quando for às compras e recicle sempre que possível.
7- Cuide das praias
Quando estiver saindo da praia, deixe o espaço limpo. Desfrute dos oceanos sem interferir na vida selvagem, remover pedras ou arrancar corais.
8- Estude sobre o assunto
Quanto mais você aprender sobre a vida marinha e os oceanos, mais você se empenhará na defesa da sua sustentabilidade, por isso informe-se e compartilhe o conhecimento para educar e inspirar outros.
Você pode começar essa jornada participando do mês "Mês da Água do Professor Água!" Acesse o site e confira diversos conteúdos educativos (entrevistas, games, artigos e vídeos) sobre práticas que põem em risco o futuro da qualidade da água dos oceanos e mares, e consequentemente, da vida no planeta.
https://materiais.aguasustentavel.org.br/mes-da-agua-do-professor-agua-oceanos
Conteúdo selecionado para indicação na campanha da editora educativa Twinkl sobre o Dia da Biodiversidade.
FONTES:
https://www.suez-america-latina.com/pt-br/noticias/dez-maneiras-proteger-biodiversidade-marinha
https://www.natgeo.pt/meio-ambiente/2018/06/10-formas-de-contribuir-para-salvar-os-oceanos