Skip to main content

Especial Olimpíadas de Tóquio - Conheça os Esportes Aquáticos Olímpicos

As Olimpíadas de Tóquio estão prestes a começar, após cancelamento em 2020 e tantas dúvidas em relação a segurança devido a pandemia do novo coronavírus. Os Jogos Olímpicos têm um significado importante, pois representam a unificação de diferentes raças, cores e etnias, é a comunidade unida por paixão ao esporte. De acordo com uma publicação da Infoescola, esse é o significado da bandeira que foi criada pelo francês Pierre de Frédy, composta por cinco arcos entrelaçados, sendo que cada um representa um continente.

blue-81847_1920.jpg

A origem das Olimpíadas é milenar, a história conta que surgiram na Grécia Antiga cerca de 2.500 a.C., mas os primeiros registros são de 776 a.C., atletas de diferentes cidades-estados deixavam suas disputas para participarem dos jogos (INFOESCOLA). Mas, desde a primeira edição na Era Moderna em 1896 até 2012, quando foram realizados em Londres, os Jogos Olímpicos tiveram um significativo crescimento, se transformaram no maior evento do planeta e o único capaz de reunir delegações de mais de 200 países em uma mesma cidade, nem a Organização das Nações Unidas (ONU) consegue agregar tantas nações (REDE DO ESPORTE, 2016). Este ano, 2021, a Olimpíada será realizada em Tóquio e irá reunir mais de 11 mil atletas de 200 países. Uma curiosidade interessante e sustentável é que 18 mil camas usadas pelos atletas na Vila Olímpica foram fabricadas de papelão (ESTADÃO, 2021) e até as medalhas serão feitas com materiais recicláveis (aparelhos eletrônicos)!

estadio.jpgFonte: https://www.estadao.com.br/infograficos/esportes,100-fatos-e-curiosidades-sobre-os-jogos-de-toquio-2020,1163444

Curiosidades sobre Tóquio

- A cidade concentra 37 milhões de habitantes em sua área metropolitana.

- A Região Metropolitana de Tóquio abrange 23 distritos autônomos - todos com status de cidade, 26 municípios primários, 5 municípios secundários e 8 vilas. Cada cidade é comandada por um prefeito eleito, enquanto quem administra toda Tóquio é um governador (CELESTINO, 2021).

- A versão de sushi mais popular no mundo nasceu em Tóquio. A cidade concentra em torno de 200 restaurantes estrelados pelo prestigiado Guia Michelin (ESTADÃO, 2021).

- Erguido em 628 no distrito de Asakusa, Sensoji é o templo mais antigo de Tóquio. Manteve-se de pé após o terremoto de 1923, mas não escapou das bombas da Segunda Guerra (ESTADÃO, 2021). 

- Possui uma gigantesca ‘catedral’ subterrânea que protege Tóquio de inundações, dezenas de pilastras de 500 toneladas sustentam o teto. É uma cisterna que mais parece um templo (BBC, 2019).

bueiro-subterrâneo.jpgFonte: https://www.japaoemfoco.com/incrivel-bueiro-subterraneo-no-japao/

Esportes Aquáticos nas Olímpiadas

- Polo Aquático: foi disputado pela primeira vez na segunda edição dos jogos olímpicos em Paris, no ano de 1900 (HTH, 2019).

- Saltos Ornamentais: começou a ganhar popularidade no século XVII na Europa, entre suecos e alemães. Hoje, o esporte é dividido em saltos a partir de plataformas, que são estruturas mais rígidas e com seis metros. Além disso, existem os saltos a partir de trampolins, de um e de três metros, que são constituídos de material mais flexível (HTH, 2019).

- Nado Sincronizado: inclui elementos da natação, dança e ginástica, surgiu no século XX. Nessa época, o esporte era conhecido como ballet aquático e era praticado por homens. Atualmente, a maioria dos atletas são do sexo feminino, devido ao fato de as mulheres alcançarem maior leveza nos movimentos (HTH, 2019).

- Natação: o esporte já estava presente nos Primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna com competições em águas abertas. Posteriormente, em 1908, as provas começaram a ser disputadas em piscinas. É um dos esportes mais populares e em Tóquio serão aproximadamente mil atletas (ESTADÃO, 2021).

piscina.jpgFonte: https://www.estadao.com.br/infograficos/esportes,100-fatos-e-curiosidades-sobre-os-jogos-de-toquio-2020,1163444

- Maratona aquática:  estreou no cenário olímpico nos Jogos de Pequim 2008. Representou o reconhecimento da importância e do destaque que as disputas de natação em águas abertas ganharam nos mais diversos países do mundo, incluindo o Brasil (HTH, 2019).

- Surf: uma das novidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio é o surf, que será disputado na praia de Shidashita (ESTADÃO, 2021).

As modalidades aquáticas são sem dúvidas muito emocionantes e atrativas. Vamos torcer para que o Brasil traga várias medalhas e que todos respeitem as regras impostas para prevenção da Covid-19, competidores e torcedores!

Siga-nos nas redes sociais para continuar aprendendo:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  (para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

 

RODAPÉ_BLOG_Doação.png

Fontes:

BBC, 2019: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-46940113

CELESTINO, 2021: https://www.celestinodesp.com.br/novidades/olimpiadas-2020-no-japao-6-coisas-que-voce-precisa-saber/

ESTADÃO, 2021: https://www.estadao.com.br/infograficos/esportes,100-fatos-e-curiosidades-sobre-os-jogos-de-toquio-2020,1163444

HTH, 2019: https://blog.hth.com.br/conheca-as-modalidades-de-esportes-aquaticos-disputadas-nas-olimpiadas/

INFOESCOLA: https://www.infoescola.com/esportes/jogos-olimpicos-olimpiadas/