Skip to main content

O desmatamento tem relação com a crise hídrica? Entenda!

 As florestas e a água estão interligadas, é uma relação vital. Para se ter uma ideia dessa relação tão próxima e inseparável, um artigo publicado pela Embrapa em 2017 mencionou que as florestas são responsáveis pela reciclagem das chuvas na Amazônia, além de retornarem 37% dos 2.300 mm de chuva que caiu em 2013 na Amazônia Central, sendo que a transpiração de plantas lançaram aproximadamente 850 mm da água da chuva para atmosfera. Além disso, até 70% da chuva em São Paulo depende do vapor d’água amazônico e a sua redução, que poderia ser causada pelo desmatamento em larga escala, seria capaz de provocar consequências seríssimas ao abastecimento de água (ECOFUTURO).

rio-negro-5379245_1920.jpg

O artigo da Embrapa ainda relata que as grandes árvores da Amazônia “são verdadeiras “bombas de água” que puxam a água desde as camadas mais profundas do solo e a transportam até a atmosfera. Acontece que as secas afetam justamente o mecanismo de transporte de água ao longo da planta, especialmente das árvores maiores”.

pexels-felix-mittermeier-957024.jpg

Uma pesquisa realizada por Lara Gabrielle Garcia (pesquisadora da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP) testou se o aumento da floresta nativa em bacia hidrográfica traz benefícios em relação à água. Lara disse que “diante dos resultados encontrados, é possível concluir que existe uma relação de perda e ganho com o aumento da floresta e sua localização na bacia hidrográfica, sendo necessário aos programas de restauração conhecerem este ponto de equilíbrio para garantir água constante e em abundância nas bacias agrícolas” (ECOA, 2018).

Outro estudo mostrou que a seca na região centro-oeste e o avanço do desmatamento estão causando a falta de água, sendo que as capitais e grandes cidades são as que mais sofrem com a falta de um recurso que já foi abundante, principalmente no Pantanal (ECOA, 2018).

panorama-2802329_1920.jpg

A degradação ambiental – seca, queimadas, superexploração de recursos naturais, desmatamento - reduz o nível de água dos rios e pode secar nascentes, ocasionando até o aumento da emissão de gases poluentes causadores do efeito estufa. 

Um estudo liderado por uma pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e publicado nesta quarta-feira (14) na revista britânica “Nature”, apontou que o desmatamento diminuiu a capacidade da floresta Amazônica em absorver gás carbônico da atmosfera, a transformando em uma fonte de carbono. Além disso, áreas mais desmatadas têm maior emissão de carbono do que aquelas menos destruídas.

A pesquisa mostra ainda que o desmatamento também altera a condição climática na Amazônia, afetando a capacidade da floresta não desmatada de absorver carbono – além de aumentar sua inflamabilidade

Como solução ao cenário, a pesquisadora Luciana Gatti alerta para a necessidade de uma estratégia que combata o desmatamento e as queimadas na floresta, contribuindo para o aumento de chuva e redução da temperatura na região. Um ciclo que também afetaria de maneira positiva o restante do ecossistema no planeta. (CNN BRASIL).

Não podemos esquecer que o mundo precisa de água e as florestas podem nos garantir isso! 

Siga-nos nas redes sociais para continuar aprendendo:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Inscreva-se no YouTube

Lista de transmissão no WhatsApp  (para entrar na lista basta informar seu nome e solicitar sua participação).

 WORKS_7.png

Fontes: 

EMBRAPA, 2017:

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/21383265/artigo----a-inseparavel-relacao-entre-florestas-e-agua-na-amazonia

ECOA, 2018: https://ecoa.org.br/a-relacao-entre-florestas-e-a-disponibilidade-de-agua/

ECOA, 2018: 

https://ecoa.org.br/desmatamento-no-planalto-pode-inviabilizar-a-agua-no-pantanal/

ECOFUTURO: http://www.ecofuturo.org.br/blog/racionamento-de-agua-falta-de-chuva-e-desmatamento-o-que-temos-a-ver-com-isso/

CNN BRASIL: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/07/14/amazonia-perde-capacidade-de-absorver-co2-com-desmatamento-mostra-estudo?utm_source=social&utm_medium=instagram-stories&utm_campaign=nacional--cnn-brasil&utm_content=imagem