Skip to main content
Imagem de AndreasAux por Pixabay

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data importante que tem como objetivo fazer uma reflexão sobre os problemas ambientais mais urgentes do planeta Terra.

Neste ano de 2023 a data está completando 50 anos e trouxe como tema “soluções para poluição plástica” com o mote de #CombataAPoluiçãoPlástica. Um tema extremamente importante que está em foco nos debates devido aos problemas de poluição ambiental e à saúde que o plástico pode ocasionar, em especial o plástico de uso único (como por exemplo sacolas plásticas, utensílios plásticos descartáveis, canudos, cotonetes). 

1_5.png

Fonte: Canva Pro 

"O mundo está sendo inundado por plástico. Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado. 

[...] O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2023 mostrará como os países, as empresas e os indivíduos estão aprendendo a usar o material de forma mais sustentável, oferecendo esperança de que um dia a poluição por plásticos será história" (WORLD ENVIRONMENT DAY, 2023).

Em comemoração terá como país anfitrião República de Côte d'Ivoire (Costa do Marfim) em parceria com os Países Baixos. Segundo Vivianne Heijnen (Ministra do Meio Ambiente dos Países Baixos): "a poluição plástica e seus impactos prejudiciais sobre a saúde, a economia e o meio ambiente não podem ser ignorados. É necessária uma ação urgente. Ao mesmo tempo, precisamos de soluções verdadeiras, eficazes e robustas”(WORLD ENVIRONMENT DAY, 2023).

A poluição plástica é uma ameaça global 

A pergunta intrigante feita pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA, no inglês United Nations Environment Programme – UNEP) nos faz um alerta: 

“O que o ponto mais profundo do oceano, a Fossa das Marianas, e o pico mais alto do mundo, o Monte Everest, têm em comum?

Apesar de estarem entre os ambientes mais remotos e inacessíveis do planeta, ambos contêm pequenos pedaços de plástico de atividades humanas a quilômetros de distância” (UNEP, 2023).

A maior parte da poluição marinha é poluição plástica e isso tem se tornado cada vez mais grave. Até 2040 o plástico nos oceanos pode ser o triplo do atual. Isso mesmo! E para se ter um valor mais perceptível, o acúmulo de lixo pode chegar a quase 600 milhões de toneladas (NATIONAL GEOGRAPHIC, 2020).

2_5.png

Fonte: Canva Pro


De acordo com uma matéria publicada pela Iberdrola e divulgada pelo Instituto Água Sustentável (2021A) no artigo Lixo no oceano: tem solução? “Há 5 ilhas de plástico flutuantes que afetam todo ecossistema marinho, um exemplo é a ilha de lixo do Pacífico Norte que tem uma extensão do tamanho da França, Espanha e Alemanha juntas. É um resultado de mais de seis décadas de descarte inadequado de lixo que foi parar nos oceanos”.

Claro que não podemos esquecer que o plástico nos fornece diversas soluções que permeiam todas as áreas, como por exemplo ferramentas para área da saúde, armazenamento de alimentos e equipamentos para indústrias. Mas devemos ter um olhar mais atento àquele plástico de uso único, ou seja, que usamos e jogamos fora, e também aquele plástico que dará origem aos microplásticos, que são de difícil solução e causam sérios problemas ao meio ambiente.


Listamos aqui alguns dos problemas segundo a UNEP (2023):

  • É estimado que 11 milhões de toneladas métricas de plástico anualmente entram no oceano e triplicarão nos próximos vinte anos.
  • Animais marinhos se alimentam de plástico ou se afogam por ficarem presos ao lixo plástico, aves marinhas bicam os plásticos porque cheiram e se parecem com comida.

3_7.png

Fonte: Canva Pro

  • Os produtos de plástico criam emissões de gases de efeito estufa durante todo o seu ciclo de vida.
  • Microplásticos foram encontrados em nossos pulmões, fígado, baço e rins, e um estudo recentemente encontrou microplásticos nas placentas de bebês recém-nascidos.

4_5.png

Fonte: Canva Pro 

O que podemos fazer para combater a poluição plástica?

  • Economia circular: reduzir, reutilizar e reciclar são passos que precisam estar entre as soluções.
  • Educação Ambiental: educar desde a infância é um ponto chave para a mitigação do problema. Confira a página "Professor Água Especial Oceanos" e acompanhe diversos conteúdos educativos (entrevistas, artigos e vídeos) sobre práticas que põem em risco o futuro da qualidade da água dos oceanos e mares, e consequentemente, da vida no planeta. CLIQUE AQUI
  • Use o seu poder de fala e pesquise: se envolva com associações locais, cobre por políticas públicas mais eficazes, cobre o setor privado por ações efetivas, cobre por cooperativas de materiais reciclados na sua rua, bairro. O conhecimento é o primeiro passo para mudança, pesquise sobre os produtos que você compra e busque por uma opção que use menos plástico.

Veja mais no Artigo Como diminuir o uso de plástico pode ajudar a preservar água”.

Junte-se a milhões de pessoas para combater a poluição plástica! Temos ciência e temos as soluções – mas precisamos do seu comprometimento. 

Referências:

IBERDROLA

INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2021A

INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2021B

UNEP, 2023

WORLD ENVIRONMENT DAY, 2023