A água nos biomas brasileiros

Você sabe o que é bioma e quantos biomas o Brasil possui? De forma simplista o bioma é um conjunto de vida vegetal e animal, agrupa tipos de vegetação semelhantes e podem ser identificados em nível regional, características geológicas, clima e que historicamente sofreram os mesmos processos de formação da paisagem. No Brasil há 6 tipos de biomas: Cerrado, Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa.

Todos os biomas brasileiros têm suas características próprias e uma forte relação com a água, pois a água é vida e o mundo precisa de água! 

Vamos descobrir um pouquinho sobre cada bioma e a sua relação com a água?

Cerrado: ocorre principalmente no Planalto Central (incluindo os estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal, também está presente em porções dos estados Paraná e Rondônia), ocupa aproximadamente 22% do território brasileiro e é riquíssimo em biodiversidade.

pexels-lucas-pezeta-5241120.jpg

É conhecido como berço das águas. De acordo com a WWF Brasil, as águas que nascem no cerrado são responsáveis por alimentar seis grandes bacias hidrográficas:  Amazônica, do Araguaia/Tocantins, do Atlântico Norte/Nordeste, do São Francisco, do Atlântico Leste e do Paraná/Paraguai, incluindo as águas que escoam para o Pantanal. Além disso, “na bacia do São Francisco, por exemplo, o Cerrado contribui com quase 90% da água para o rio. Da região também depende a recarga de três grandes aquíferos: Bambuí, Urucuia e Guarani” (WWF BRASIL). O cerrado é o bioma que possui a menor porcentagem de áreas sobre proteção integral. O bioma apresenta apenas 8,21% de seu território legalmente protegido por unidades de conservação. Quando desmatado causa prejuízos e impactos às águas que são fonte de abastecimento para 25 milhões de pessoas que vivem no bioma. 

Amazônia: ocupa aproximadamente 49% do território nacional (onde estão localizados os estados do Pará, Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima e algumas partes do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso e inclui terras de países próximos ao Brasil, como as Guianas, Suriname, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia), possui a maior floresta tropical do mundo e equivale a 1/3 das reservas de ­florestas tropicais úmidas que abrigam a maior quantidade de espécies da ­flora e da fauna. Contém 20% da disponibilidade mundial de água e grandes reservas minerais (IBGE EDUCA). 

Amazônia.jpg

Fonte: http://materiasdoenem.com.br/amazonia-2/

Possui abundância em água doce e trata-se da maior bacia hidrográfica do mundo. Seu principal rio é o Amazonas, que abrange mais de mil afluentes (rios menores que nele deságuam), é o mais largo do mundo e grande responsável pelo desenvolvimento da floresta (IN VIVO). Os rios influenciam fortemente a vida dos animais e a vegetação. 

Caatinga: ocupa 10% do território brasileiro (abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Maranhão e a faixa norte de Minas Gerais), está em uma área de clima semiárido e há uma riqueza biológica, de paisagem, e de espécie específica desse bioma. 

road-1114119_1920.jpg

A caatinga é única, de acordo com a Associação Caatinga “quando os cientistas compararam as espécies desse bioma verificaram que as espécies não apenas eram diferentes e exclusivas, como também apresentavam uma diversidade bem maior, além disso, os eventos relacionados a variações no clima (entre muito quente e muito frio) que ocorreram aqui há milhares de anos que fizeram com que a vida se estabelecesse nessa região de uma forma diferente e peculiar”.

A maior parte dos rios na Caatinga é intermitente (correm apenas durante o período das chuvas, ficando secos durante a estação de estiagem). Os rios perenes são menos frequentes, sendo dois rios perenes de grande porte o rio São Francisco e o Rio Parnaíba. 

O desmatamento e as queimadas são práticas comuns no preparo da terra para a agropecuária, sendo que da área original ocupada por esse Bioma, aproximadamente 36% já foram alterados pelo homem (IBGE EDUCA).

Mata Atlântica: ocupa aproximadamente 13% do território brasileiro. Apenas 27% de sua cobertura ­florestal original ainda está preservada e é um bioma muito ameaçado. É um bioma de extrema importância, uma vez que exerce influência direta na vida de cerca de 80% da população, em cidades, áreas rurais, comunidades caiçaras e indígenas, protege o clima, regula o fluxo dos mananciais, a fertilidade do solo, a proteção de encostas (WWF BRASIL). 

principais-características-da-Mata-Atlântica.jpg

Fonte: https://beduka.com/blog/materias/geografia/principais-caracteristicas-da-mata-atlantica/

“Calcula-se que a Mata Atlântica garanta o abastecimento de mais de 120 milhões de pessoas, abrigando rios do porte do Paraná, Tietê, Doce, Paraíba do Sul, São Francisco, Paranapanema e Ribeira do Iguape” (WWF BRASIL), além disso, os remanescentes regulam a vazão dos rios, atenuando as enchentes, e após as chuvas permitem que a água escoe, filtram sedimentos retidos na mata ciliar, melhoram a qualidade da água e ajudam a abastecer os aquíferos.

Pantanal: ocupa aproximadamente 2% do território do país (faz parte desse bioma parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e estende-se pela Bolívia e Paraguai), é marcado pela maior planície de inundação contínua do globo, abriga representantes de quase toda a fauna brasileira. É o bioma mais preservado, embora não esteja imune à ação antrópica.

panorama-2802329_1920.jpg

O Pantanal é também denominado reino das águas, pois é um imenso reservatório de água doce, importante para o fornecimento de água, regulação do clima e conservação do solo. De acordo com o WWF Brasil “os 210 mil quilômetros quadrados do Pantanal equivalem à soma das áreas de quatro países europeus – Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda; as cheias anuais dos rios da região atingem cerca de 80% do Pantanal e transformam a região em um impressionante lençol d'água, afastando parte da população rural que migra temporariamente para as cidades ou vilas; e devido a sua importância ambiental, o bioma foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição de 1988, e Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera, pelas Nações Unidas, em 2000’’.

Pampa: ocupa aproximadamente 2% do território brasileiro, em toda a área de abrangência a atividade humana propiciou uma uniformização da cobertura vegetal e é usada como pastagem natural ou ocupada com atividades agrícolas, principalmente o cultivo do arroz (IBGE EDUCA). “Os campos do Pampa contribuem – e muito – para a absorção de carbono da atmosfera e o controle da erosão. Neste bioma, há mais de 3 mil espécies vegetais, muitas delas endêmicas (só ocorrem nessa região), bem como várias espécies da fauna, que dependem dos campos para a sua manutenção” (EMBRAPA). A hidrografia dos pampas é constituída pelos rios da Bacia do Uruguai e pela Bacia Secundária do Sudeste-Sul (COLA WEB).

 Estação_Ecológica_do_Taim.jpg

   Vivemos em um país rico e com muita diversidade em relação a flora e a fauna, proteger os nossos biomas é nosso legado, pois assim também protegemos a água, e como você já sabe: o mundo precisa de água! 

Fontes: 

ASSOCIAÇÃO CAATINGA: https://www.acaatinga.org.br/sobre-a-caatinga/

COLA WEB: https://www.coladaweb.com/geografia-do-brasil/pampas

EMBRAPA: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/bioma-pampa

EMBRAPA: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/bioma-cerrado

IBGE EDUCA: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/territorio/18307-biomas-brasileiros.html

IN VIVO: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=958&sid=2

WWF BRASIL:https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/bioma_mata_atl/agua_mata_atlantica/

WWF BRASIL:https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/

WWF BRASIL:https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/cerrado/bercodasaguas/

água, biomas, Cerrado, Amazônia, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Pampa

O Instituto Água Sustentável promove o uso sustentável da água através do desenvolvimento de estudos, projetos e pesquisas e da realização de eventos científicos e educativos.
2021 © Todos os direitos reservados. Versão web 3.2.