Skip to main content

Indústria e sustentabilidade podem caminhar juntas? POMPA com San Martin

O convidado do programa POMPA de hoje é Eduardo San Martin, Presidente do Conselho de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo- FIESP.

Assista à entrevista completa, recheada de informações sobre indústria e meio ambiente e dicas de como a interação entre esses dois componentes pode ser muito mais sustentável.

Confira algumas pílulas de conhecimento que Eduardo compartilhou com a gente:

- “É importante que o empresário não se preocupe só em saber produzir. Ele precisa cada vez mais se preocupar com a questão ambiental do seu processo produtivo.”

- “O empresário hoje percebe mais do que nunca que poluir é um mau negócio financeiro. Ou seja, lançar poluentes no ar, nas águas, no solo, muitas vezes significa jogar dinheiro fora.”

- Empreendedores, muitas vezes por desconhecimento (sobre a área ambiental), acabam sendo punidos. Então cada vez que houver uma oportunidade de prestar uma orientação àqueles que atuam na área ambiental, é com o maior prazer que nós fazemos isso.” 

- Hoje a economia praticada é linear. Se extrai, se produz e se descarta. A economia circular é trazer de volta. É quando no design do produto já se contempla tudo aquilo que vai ser preciso para que haja um retorno de todos os componentes, de todas as partes, de todo o processo. 

Compartilhe com amigos e colegas que não podem perder essa conversa!

Para não perder nenhuma entrevista e conferir conteúdos sobre meio ambiente, água e sustentabilidade siga o IAS nas redes sociais:

Siga-nos no Instagram

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no LinkedIn

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no TikTok

Inscreva-se no YouTube

sustentabilidade, pompa, indústria