Os 4 rios mais poluídos do mundo
Há diversos poluentes que podem causar impacto aos rios e oceanos, tais como esgoto doméstico e industrial sem o devido tratamento, certos agrotóxicos e fertilizante utilizados na agricultura, técnicas de mineração não responsáveis, plástico que hoje é um dos maiores vilões e que coloca a vida aquática em risco.
Vamos ver alguns dos rios mais poluídos do mundo?
- Rio Citarum na Indonésia: possui 225 Km de extensão e segue seu curso até o Mar de Java e é considerado o rio mais poluído do mundo. A sua contaminação começou a ser problema no século 20 devido ao despejo de resíduos industriais nas suas águas. Dentre os principais contaminantes encontram-se diversos elementos químicos, pesticidas e chumbo (MENOS UM LIXO, 2018). “Estima-se que pelo menos 500 fábricas despejam esgoto e joguem lixo nas águas, além das atitudes semelhantes dos próprios moradores da região” (TOP BIOLOGIA, 2022).
Aproximadamente 3 milhões de pessoas vivem na sua bacia, sendo que a maioria depende de seu fluxo para abastecimento de água (WAVES, 2018).
- Rio Yamuna na Índia: é um dos principais rios do norte da Índia, possui 1.370 Km de extensão e é afluente do rio Ganges. "É 100% constituído por matéria fecal e não tem nenhum conteúdo de oxigênio, por isso não consegue suportar nenhum tipo de vida, nem aquática nem vegetal", segundo o arquiteto Iñaki Alday (JN, 2018). Segundo a CNN Brasil (2021), por décadas o rio foi impactado pelo despejo de químicos tóxicos e esgoto não tratado, e suas margens são cheias de resíduos plásticos.
“O rio é mais poluído nas áreas ao redor de Delhi devido à densa população da cidade e aos altos níveis de lixo. Apenas 2% do comprimento do rio atravessa a capital, mas Delhi contribui com cerca de 76% da carga total de poluição do rio, de acordo com um comitê de monitoramento do governo” (CNN BRASIL, 2021).
- Lago Karachay, Rússia: é conhecido desde o século 18, foi utilizado para despejo de resíduos nucleares e isso rendeu a fama de lugar mais poluído por radiação do planeta.
Não há mais usina nuclear na região, mas o Lago Karachay tem um nível de radioatividade de 600 Röntgens – poderia matar uma pessoa em 1 hora de exposição (PENSAMENTO VERDE, 2014). “Há ainda consequências mais graves: se algum problema acontecer às barragens do Rio Techa, a radição pode chegar ao Mar Ártico e contaminar até o Oceâno Antlântico, um desastre sem precedentes no mundo” (PENSAMENTO VERDE, 2014).
De acordo com artigo publicado em Russia Beyond (2017), “pesquisadores dizem que é mais seguro manter o lixo radioativo de Karachai do que tentar transferi-lo a outro lugar”.
- Rio Buriganga, Bangladesh: em 2016 foi noticiado que o rio já se encontrava em uma situação limite e o que ajudava era a existência de fábricas de roupas que despejam produtos tóxicos para o manancial hídrico que abastece 180 mil pessoas. O alto índice de crômio preocupava as autoridades (MUNDO AO MINUTO, 2020).
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/garrafa-desperd%C3%ADcio-poluição-lixo-2349126/
Referências: