Skip to main content

Gotas de Esperança: levando água e transformação para o Baixo Madeira

O acesso à água potável é um direito fundamental, mas ainda é um desafio para diversas comunidades do Brasil, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), famílias ainda enfrentam dificuldades históricas para obter água de qualidade para o consumo diário, higiene e atividades produtivas. Pensando nisso, nasceu o Projeto Gotas de Esperança, uma iniciativa da Visão Mundial, com patrocínio do Global Water Challenge (GWC) e desenvolvido pelo Instituto Água Sustentável; o projeto conta ainda com parceria com diversas instituições de Rondônia (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental), além de pessoas importantes para condução dos trabalhos que unem ações estruturantes e educação ambiental para transformar a realidade local.

 Imagem_dentro_do_blog.png

Imagem_dentro_do_blog_1.png

Mais do que ajudar a distribuir água, o projeto busca fortalecer a consciência ambiental, promover autonomia nas comunidades e criar impactos duradouros por meio de soluções simples, mas eficientes. Cada ação é pensada para que a água chegue de forma segura às casas, enquanto a população aprende a cuidar melhor de seus recursos hídricos.

Ações estruturantes: água de qualidade para todos

O Gotas de Esperança atua em duas frentes principais: infraestrutura e educação. Na parte de infraestrutura, o projeto realiza revitalização de nascente, perfuração de poços, instalação de filtros de ferro, sistemas de armazenamento de água, instalação de painel solar, manutenção de rede de distribuição de água garantindo que as famílias tenham acesso contínuo e seguro.

 Imagem_dentro_do_blog_2.png

Imagem_dentro_do_blog_3.png

Na Comunidade de São José da Praia, no Baixo Madeira, as crianças da escola e as famílias ainda vivem a dificuldade de não ter água potável. O Professor Frank nos falou sobre a esperança de ver um poço sendo perfurado — um gesto simples, mas capaz de transformar a vida de todos. Ter água perto de casa é dignidade, saúde e futuro para nossas crianças. 

 Imagem_dentro_do_blog_4.png

 Imagem_dentro_do_blog_5.png

Em Calama, outra comunidade atendida, o morador Fredson contou que precisava caminhar mais de mil metros para buscar água para beber. Pai de cinco filhos, ele viveu junto a outras seis famílias a dura realidade da falta de água em casa. Hoje, a esperança renasce com as ações que buscam garantir o acesso à água potável — um direito essencial para todas as famílias do Baixo.

A comunidade de Calama foi a primeira a ser atendida e emoção de ver a água chegando até as casas das pessoas foi uma satisfação enorme, podemos comprovar que com colaboração e fortes parcerias podemos mudar a vida das pessoas.

 Calama_-_Obra9.jpeg

Calama_-_Obra36.jpeg

 Já para a comunidade de Santa Catarina o problema é a contaminação da água do poço por ferro, Sueli que é Secretária da Associação de Santa Catarina, falou conosco sobre a importância do filtro de ferro que vai permitir tratar a água do poço da comunidade — hoje inutilizado. Ela conta que não conseguem usar a água do rio por estar poluída e destaca como as parcerias são essenciais para transformar essa realidade. 

Imagem_dentro_do_blog_6.png

 Ao garantir água o projeto contribui para melhora a qualidade de vida das famílias e permite que crianças e jovens frequentem a escola sem interrupções causadas por problemas de saúde relacionados à água contaminada.

Educação ambiental: sementes de transformação

A educação ambiental é outro pilar central do Gotas de Esperança. Por meio de oficinas, palestras e materiais educativos, como livros e jogos, o projeto ensina crianças e adultos sobre o uso consciente da água, preservação de rios e conservação dos recursos naturais. Além disso, a Visão Mundial doou 800 escovas de dentes que foram entregues para crianças e professores e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental doou diversos materiais educativos.

Essas ações educativas buscam criar um efeito multiplicador: as crianças aprendem na escola e levam os ensinamentos para suas famílias, enquanto adultos recebem orientações que aumentam a autonomia da comunidade. “Nosso objetivo é que cada ação que realizamos se multiplique na comunidade, gerando impactos duradouros”, destaca Bruna Soldera, diretora do Instituto Água Sustentável.

Imagem_dentro_do_blog_7.png

Imagem_dentro_do_blog_8.png

Imagem_dentro_do_blog_9.png

Além disso, o projeto incentiva a participação ativa da comunidade, envolvendo líderes locais e agentes multiplicadores, o que fortalece a sustentabilidade das iniciativas e garante que os resultados sejam mantidos mesmo após o término das atividades diretas do projeto.

Imagem_dentro_do_blog_12.png

Imagem_dentro_do_blog_13.png

Imagem_dentro_do_blog_14.png

Parcerias estratégicas: fortalecendo o impacto

O sucesso do Gotas de Esperança depende da colaboração de diversos parceiros, incluindo empresas, órgãos públicos e organizações da sociedade civil. Essas parcerias são essenciais para viabilizar a instalação de sistemas de água, financiar materiais educativos e capacitar a população.

O modelo colaborativo do projeto garante que cada ação seja eficiente, replicável e adaptada à realidade local. O engajamento de diferentes atores também fortalece a rede de apoio às comunidades, ampliando o alcance das iniciativas e garantindo que o impacto do projeto seja percebido de forma ampla e sustentável.

O Gotas de Esperança é mais do que um projeto de infraestrutura: é uma história de transformação social, ambiental e educacional. 

Ao unir conhecimento técnico, educação e participação comunitária, a iniciativa mostra que o acesso à água potável é um direito possível e que pequenas ações podem gerar grandes mudanças. Como disse Renata Cavalcanti, Diretora da Visão Mundial, cada ação, seja um poço perfurado ou cuma oficina realizada representa uma gota de esperança na vida das famílias do Baixo Madeira. E, mais do que isso, reforça a importância de cuidar do meio ambiente e dos recursos naturais, garantindo um futuro mais justo e saudável para todos.

 Imagem_dentro_do_blog_10.png

Imagem_dentro_do_blog_11.png

O projeto convida todos que se interessam por causas sociais e ambientais a acompanhar seu desenvolvimento e apoiar suas ações. Juntos, é possível transformar a realidade das comunidades ribeirinhas e levar esperança, saúde e educação, uma gota de cada vez.