Skip to main content
Imagem de Gaby Stein por Pixabay

Pegada Hídrica

A água doce é um recurso global, e seu uso aumenta à medida que o crescimento das relações de comércio e o consumo de bens e serviços que necessitam de grande quantidade de água para serem produzidos também aumenta (SOLDERA, 2017). Assim, conhecer o uso da água no processo de produção pode auxiliar no entendimento do caráter global da água doce e na compreensão dos efeitos do consumo e comércio sobre o recurso hídrico (CHAPAGAIN & HOEKSTRA, 2008). 

Esta discussão ganhou um maior destaque após a introdução do conceito denominado Pegada Hídrica (Water Footprint), introduzido por Hoekstra em 2003. A Pegada Hídrica é uma metodologia para se mensurar a quantidade de água utilizada por pessoas, produtos, cidades e países. É o volume de água utilizado e poluído em todo o processo de produção dos mais variados produtos. 

A sua quantificação da Pegada Hídrica busca avaliar como as atividades humanas ou produtos específicos se relacionam com questões de escassez e contaminação da água, e também analisar como as atividades e produtos podem se tornar mais sustentáveis (HOEKSTRA, 2003).

A avaliação da Pegada Hídrica irá depender do objetivo que se deseja atingir, por exemplo, o foco de interesse pode ser contabilizar a Pegada Hídrica de um país, uma bacia hidrográfica ou um estado, o interesse também pode ser determinar a Pegada Hídrica de uma empresa ou de um produto específico. Por exemplo, para produção de uma xícara de café são necessários 130 litros de água; para esta quantificação é necessário considerar toda água utilizada, desde o plantio até o processo de produção do grão ou o pó. Já para produção de 1 Kg de carne bovina são necessários 15.415 litros de água; isto inclui a água envolvida no processo de criação do gado, desde a sua alimentação como também manutenção de serviços de higiene e cuidados, e posteriormente no processo de abate e processamento da carne até o mercado consumidor. Para produção de uma barra de chocolate de 100g são necessários 1700 litros de água (WATER FOOTPRINT NETWORK, 2016).

Os valores das Pegadas Hídricas podem variar dependendo das características do local analisado. Além disso, a Pegada Hídrica subdivide-se em três classes, a pegada hídrica azul ou água azul, que corresponde às águas superficiais e subterrâneas utilizadas em toda a cadeia de produção de produtos; pegada hídrica verde ou água verde é a água de chuva armazenada no solo, que não infiltra para os aquíferos e não escoa para o recurso hídrico superficial, mas está disponível para o desenvolvimento das plantas; e a pegada hídrica cinza ou água cinza, definida como o volume de água doce que é necessário para assimilar as cargas de poluentes até padrões de qualidade de água definidos pela legislação ambiental (HOEKSTRA et al., 2009). 

A divisão nestas três classes pode auxiliar no entendimento mais detalhado de como é realizado o consumo de água para o desenvolvimento das mais variadas atividades humanas e também a poluição do manancial hídrico.

Saiba mais acessando nosso webinar sobre pegada hídrica: Assista aqui.