Dia Mundial do Meio Ambiente: temos motivos para comemorar?
O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data importante, em 2022 ela é ainda mais especial, pois marca a passagem de 50 anos desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, reconhecida como o primeiro encontro internacional sobre o meio ambiente (WORLD ENVIRONMENTAL DAY, 2022). É uma data comemorativa que tem o envolvimento de milhões de pessoas de todos o mundo em prol da proteção do planeta!
“Temos um só planeta e diante de tantas adversidades ao longo dos últimos 2 anos isso ficou ainda mais claro! Não existe jogar fora e por isso temos que ser mais que racionais em relação ao uso de nossos recursos naturais, temos que ser conscientes e proativos em ações que vise a conservação do meio ambiente, pois está em nossas mãos” (INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2022).
Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/bandeira-banner-cartaz-poster-3039036/
Mas temos motivos para comemorar?
Os últimos tempos foram marcados por diversas notícias sobre desastres ambientais no planeta, isso tem chamado cada vez mais atenção não só da mídia como da comunidade no geral.
Em 2021, tivemos a divulgação da pesquisa do Mapbiomas que mostrou que a superfície hídrica do Brasil teve uma redução de mais de 15% nos últimos 36 anos, sendo o “Estado de Mato Grosso Sul um dos mais afetados, perdeu 57% da superfície coberta de água, e a região Amazônia vem em seguida, a redução do fluxo de água na atmosfera na Amazônia devido a uma série de fatores tem causado sérias consequências em diversas regiões do país. Adicionalmente, das 12 grandes bacias hidrográficas do Brasil 8 estão encolhendo” (G1, 2021; INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2022b).
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/mundo-mapa-geografia-terra-11047/
Além disso, a notícia publicada no Jornal Estadão (2021) tem um título alarmante “Estamos secando os continentes” e traz dados que nos coloca em alerta, “o planeta como um todo vem silenciosamente transferindo água dos continentes para os oceanos há séculos: 15 a 25% da elevação do nível dos oceanos deve-se a água que é extraída por poços dos aquíferos indo para os cursos d’água superficiais e eventualmente chegando aos oceanos”. E ainda mencionou que “a Índia é o país que tem a maior utilização de água de poços do mundo, sozinha, ela extrai do subsolo um terço de toda a água que é extraída no mundo. O resultado é rios secando, poços secando. O problema social ali chegou a níveis incomparáveis, a cada 30 minutos um fazendeiro comete suicídio porque seus poços secaram e por isso não há água para manter sua lavoura e não podem cumprir com suas dívidas”.
Em 2021 o Brasil foi responsável por 40% de perda florestas nativas no mundo! “O país perdeu cerca de 1,5 milhão de hectares nas chamadas de florestas tropicais primárias. A maior perda foi na região Norte. As florestas primárias, ou virgens, são aquelas que se encontram em seu estado original — não afetadas, ou afetadas o mínimo possível, pela ação humana. Por serem mais antigas, elas têm mais diversidade de espécies, armazenam mais carbono e são consideradas essenciais no combate à mudança climática” (G1, 2022a).
Fonte: https://pixabay.com/pt/photos/toco-de-árvore-incêndio-brasas-5707332/
O munícipio de Recife tem vivido uma catástrofe em decorrência das intensas chuvas que provocaram enchentes, alagamentos e deslizamentos. Foram registradas diversas mortes e o número de desabrigados é enorme (G1, 2022).
Todos esses desastres e notícias preocupantes estão relacionados a falta de políticas públicas e programas para conservação do meio ambiente, muitos problemas poderiam ser menores caso a população e os governos tivessem isso implementado e fosse consciente de como a conservação do meio ambiente, hábitos e ações mais sustentáveis podem auxiliar a conter perda de cobertura hídrica, aquíferos secando, enchentes e muito mais!
Calma, ainda há salvação! Há muitas ações que tem ajudado o meio ambiente, vamos ver algumas?
- Projeto Coral Vivo: atua para a conservação e a sustentabilidade socioambiental dos recifes de coraispor meio dos eixos temáticos: pesquisa, educação, formulação e acompanhamento de políticas públicas, comunicação e sensibilização da sociedade, incluindo ações do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Ambientes Coralíneos (PAN Corais). Como mencionou Miguel Mies no Programa Porque O Mundo Precisa de Água, “enquanto as pessoas não souberem o que é um coral, elas nunca vão saber o porquê ele é importante”, os recifes de corais são essenciais para economia mundial e é importante saber disso e conservá-los! (INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2022c)
Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/foto/anemona-do-mar-branco-262416/
- Policará - plástico biodegradável feito de amido de cará: foi desenvolvido por estudantes do SESI de Goiás e criado para substituir o material que compõe os copos descartáveis. “Ele é feito de amido de cará, gelatina vegana e ajustador de PH, ou seja, é 100% biodegradável, para se decompor sem liberar partículas que poluem a natureza. Os jovens da equipe LEGO Soldier também afirmam que o material é comestível, já que é produzido com materiais orgânicos. Com isso, cerca de 1.500 toneladas de resíduos plásticos, fruto do uso de copos descartáveis, deixariam de existir” (PORTAL DA INDÚSTRIA, 2020)
- Biofertilizante líquido natural: a agricultura ao alcance das mãos – Cascavel (CE): estudantes da Escola de Ensino Fundamental de Boa Águia produziram um biofertilizante como alternativa ao uso de agrotóxicos na Comunidade Rural da Boa Água. “O chorume, produto resultante da compostagem, além de substituir os agrotóxicos, também dispensa o uso de água e adubo nas plantações, e ainda permite que as plantas cresçam mais rápido e mais fortes. A alternativa é mais econômica e sustentável, e as plantações se tornam mais saudáveis para serem consumidas” (LUNETAS, 2021)
Viu quanta coisa legal que pode ser reproduzida no país e no mundo todo? Lembre-se que só temos um planeta e precisamos cuidar dele! Aproveite o Dia Mundial do Meio Ambiente para refletir e mudar suas ações ;)
Referências:
G1, 2022b: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/05/30/buscas-por-desaparecidos-por-causa-das-chuvas-chegam-a-mais-um-dia-no-grande-recife.ghtml
INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2022ª:
https://aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/174-dia-mundial-do-meio-ambiente-como-fazer-a-diferenca
INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2022b:
https://www.aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/158-crise-hidrica-falta-agua-ou-de-gestao
INSTITUTO ÁGUA SUSTENTÁVEL, 2022c:
JORNAL ESTADÃO, 2021: https://opiniao.estadao.com.br/noticias/espaco-aberto,estamos-secando-os-continentes,70003873422
LUNETAS, 2021: https://lunetas.com.br/projetos-meio-ambiente-criancas-jovens/
PORTAL DA INDÚSTRIA, 2020: