Skip to main content

Dia Mundial da Água

Há 31 anos atrás, no dia 22 de março de 1992, a ONU criou o Dia Mundial da Água! A data tem como propósito debater questões fundamentais que envolvem os recursos hídricos. 

No mesmo ano foi divulgado um importante documento, a Declaração Universal dos Direitos da Água, o documento trouxe diversas medidas, sugestões e informação que objetivou despertar a consciência ecológica da comunidade e dos governos para as pautas relacionadas a água (CAGEPA, 2013), você pode baixar a Declaração no site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), clique AQUI.

1.png

Fonte: Canva Pro

Cada ano tem um tema especial para comemoração e que levanta a discussão para aquela questão, fizemos uma lista dos temas dos anos de 1994 a 2023, veja quanta coisa legal já foi pontuada nesses 29 anos (FOLHA DO MEIO AMBIENTE, 2023): 

1994 Cuidar da água é função de cada um; 1995 Mulheres e água; 1996: Água para cidades sedentas; 1997 Águas do mundo: há o suficiente?; 1998 Água subterrânea: o recurso invisível; 1999 Inundações – todos vivem rio abaixo; 2000 Água para o século 21; 2001 Água e saúde; 2002 Água para o desenvolvimento; 2003 Água para o futuro; 2004 Água e desastres; 

2005 Água para a vida; 2006 Água e cultura; 2007 Lidando com a escassez de água; 2008 Água e saneamento; 2009 Águas transfronteiriças:  a água da partilha de oportunidades; 2010 Água limpa para um mundo saudável; 2011 Água para as cidades: desafio urbano; 2012 Água e segurança alimentar; 2013 Ano da cooperação pela água; 2014 Ano da água e energia; 2015 Água e desenvolvimento sustentável; 

2016 Água e empregos: investir em água é investir em empregos; 2017 Água residual e o reuso de efluentes; 2018 Soluções naturais para a água; 2019 Garantia da água e do saneamento em domicílios e locais públicos; 2020 Água e as mudanças climáticas; 2021 Segurança hídrica para o desenvolvimento e a paz; 2022 Água subterrânea: tornando o invisível visível; e 2023 Água: seja a mudança que você deseja ver no mundo. Fábula do beija-flor.


2.png

Fonte: Canva Pro

Segundo Gorgulho mencionou no artigo publicado pela Folha do Meio Ambiente em 2023, todo trabalho de levantamento do tema do respectivo ano e divulgação é pautado em cinco objetivos estratégicos, sendo eles:

1.    Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;

2.     Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;

3.     Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;

4.     Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;

5.     Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os objetivos de desenvolvimento sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades”.

ÁGUA: SEJA A MUDANÇA QUE VOCÊ DESEJA VER NO MUNDO

Em 2023, o tema para a comemoração é "Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, e tem como propósito discutir meios de acelerar mudanças para solucionar a crise global de água e saneamento. 

A ONU deu início a campanha de promoção chamando as pessoas para repensarem suas ações em relação a utilização e consumo de água em suas vidas, e desta maneira assumir o compromisso de mudar o modo como se relacionam com a água e repensar as atividades que coloquem a água em risco.

3_1.png

Fonte: Canva Pro

De acordo com o Consórcio PCJ (2023)“a campanha sobre o Dia Mundial da Água 2023 está usando como estratégia de sensibilização a fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio da floresta carregando água pelo seu bico. É uma história sobre como lidar com crises”.

A fábula do Beija-flor

Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza. 

Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:

– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.

Os animais riram dele e disseram:

– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!

E o beija-flor replicou:

– Estou fazendo aquilo que posso.

O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.

Fonte: UnWater, 2023a

Uma campanha global, chamada Be the change, está incentivando pessoas a agirem para mudar a maneira como usam, consomem e gerenciam a água. No site da campanha você pode fazer uma lista das suas ações e que posteriormente contribuirão para a Agenda de Ação pela Água - um dos principais resultados da Conferência da Água da ONU de 2023 (UN WATER, 2023b). Para conferir algumas ações e fazer a sua lista acesse o site: https://www.unwater.org/bethechange/

Você também pode criar uma imagem para compartilhar nas redes para incentivar mais pessoas a tomarem alguma ação em prol da água, acesse o site e divirta-se: https://www.worldwaterday.org/share-2023#activationkit

4.png

Fonte: Canva Pro

Vale destacar que a Agenda de Ação pela Água é uma junção de compromissos voluntários de governos, empresas, organizações, instituições, coalizões e membros do público, destinados a promover um rápido progresso nas metas de água e saneamento acordadas internacionalmente, principalmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) : água e saneamento para todos até 2030 (UN WATER, 2023b).

Precisamos agir agora, é preciso fazer algo agora para solucionar ou mitigar a crise hídrica e de saneamento que diversas comunidades ao redor do mundo estão vivenciando!

CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE ÁGUA 2023

A Conferência da ONU sobre a Água terá início no dia 22 de março de 2023 e vai até dia 24 de março de 2023, na cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos. 

O número de pessoas ao redor do mundo vivendo sem água de qualidade ou mesmo água em suas torneiras e escolas, sem saneamento ou com um sistema de saneamento precário é gigantesco, chegando a bilhões de pessoas.

O acesso à água e saneamento é um direito humano e é uma questão de dignidade do indivíduo. Vemos ainda diversas fontes de água superficial e subterrânea sendo poluídas e contaminadas, a exploração de água subterrânea cada vez maior e isso está fazendo com que muitas reservas desapareçam. As mudanças climáticas e a crise hídrica nunca foram tão discutidas, comentadas e sentidas. Por todas as questões a água é um assunto que atinge todos os setores e classes sociais, nada funciona sem água, sem água o comércio para, a indústria para, a agricultura para e as atividade do dia a dia não possíveis; a ODS 6 é importantíssima e deve ser alcançado, além disso, ele é um caminho e tem link para muitos dos demais ODS (NAÇÕES UNIDAS BRASIL, 2023).

Fonte: Canva Pro

“A Conferência – formalmente conhecida como Conferência da Revisão Geral Intermediária da Implementação da Década da ONU para Ação na Água e Saneamento (2018-2028) – é o evento mais importante sobre o tema nesta geração. Ela objetiva conscientizar sobre a crise global de água e decidir ação conjunta para alcançar os objetivos e metas internacionais acordados sobre o assunto, incluindo aqueles contidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (NAÇÕES UNIDAS BRASIL, 2023).

Todos podem fazer a diferença, basta mudar a forma como usam, consomem e gerenciam a água nas suas vidas. Lembre-se, a água afeta a todos nós, precisamos que todos tomem providências, e isso inclui você. Porque o mundo precisa de água!

Referências:

CAGEPA, 2013

CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE A ÁGUA

CONSÓRCIO PCJ, 2023

FOLHA DO MEIO AMBIENTE, 2023

NAÇÕES UNIDAS BRASIL, 2023

UnWater, 2023a

UN WATER, 2023b